top of page

No mercado competitivo de vendas é necessário ter um diferencial para se destacar

O que é preciso para ter sucesso como consultor de vendas? Essa é sem dúvida a pergunta mais comum feita por profissionais que adotaram as vendas como profissão.



Depois de 20 anos atuando na área comercial de produtos e serviços e estudando profundamente sobre o assunto, posso dizer sem hesitar que não existe uma fórmula pronta como uma receita de bolo que leva as pessoas aumentarem suas vendas, mas sim, existem alguns comportamentos quem podem melhorar substancialmente seus resultados e elevar você ao próximo nível.


O mundo está repleto de histórias de pessoas que construíram verdadeiras fortunas trabalhando com vendas, enquanto outras sobrevivem tentando vender algo! Mas por que isso acontece? Podemos observar que inúmeras situações, um mesmo produto, no mesmo mercado uma pessoa se destaca enquanto outra apenas sobrevive. Então, qual o grande segredo? A verdade é: Não existe segredo, o que existe de fato são atitudes e comportamentos que levam a resultados positivos, essa é a boa notícia! A má notícia é que os resultados podem ser também negativos, ou seja, tudo depende dos nossos comportamentos.


Para entender um pouco mais sobre isso precisamos saber o que se trata ser um profissional de vendas. A venda é um sistema de comercialização de bens e consumo e serviços com base no contato pessoal entre vendedores e compradores fora ou dentro de um estabelecimento comercial fixo. O vendedor é um profissional da área de vendas responsável pela troca de um produto ou serviço por um determinado valor. Estipulam prazos e condições de pagamento e fornecem desconto nos preços. Planejam atividades de vendas e definem itinerários e estratégias comerciais.


Precisamos entender agora o que é um consultor de vendas profissional. É uma evolução do vendedor por que nesse caso ele passa a ser empreendedor, o atendimento é personalizado dentro das expectativas de cada cliente levantando a necessidade e motivo dominante de compra, o atendimento normalmente é com hora marcada e produtos direcionados tornando cada cliente único e as relações comerciais se tornam relacionamentos, onde se atende o cliente não apenas uma vez mas sempre e o cliente normalmente se torna um multiplicador.


Para tornar todas essa teoria uma realidade prática, vamos falar então o que é preciso para termos melhores resultados.

  1. Ter uma meta de vendas e lucro anual e depois dividir essa meta por mês, por semana e depois por dia e trabalhar medindo seus resultados em relação a essa meta!

  2. Ter uma Atitude Mental Positiva acreditar no seu potencial e na concretização dos seus objetivos

  3. Faça treinamentos de desenvolvimento pessoal, de vendas, gerenciamento de equipe e de gestão financeira, se pudesse dizer qual é a dica mais importante eu diria, treine cada vez mais e não pare de treinar.



Wislley Duarte Instrutor e Diretor da Distrital Dourados

43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page