''Busque deliberadamente a companhia de pessoas que o influenciam a pensar e agir na construção da vida que você deseja.'' — Napoleon Hill.
Em suas décadas como o maior estudioso do sucesso da história, Napoleon Hill nunca parou de insistir na importância de como nos relacionamos com os outros.
E não foi por menos:
O impacto disso para os homens mais ricos do mundo era tão grande, e tão óbvio, que relacionamentos se tornaram a base de uma das leis do triunfo.
Além Do Networking.
Quem não forma alianças, não chega a lugar algum.
Todos estamos buscando um objetivo, e para Hill, é possível fazer 10 anos de progresso em direção aos seus objetivos em apenas 1 ano, se você formar as alianças certas.
Para um trabalhador assalariado, a forma mais rápida de aumentar sua remuneração, ser promovido, se tornar uma peça essencial para a empresa, é formar alianças com seus colegas e gerentes.
Mas este princípio, batizado por Hill de MasterMind, não se limita apenas para um ambiente profissional:
Henry Ford, um dos maiores industrialistas da história, era tímido e inseguro no início de sua carreira.
Foi através de uma aliança com sua esposa, Clara, que ele encontrou a força, inspiração, e confiança necessária para construir o império industrial que conhecemos hoje.
Henry e Clara Ford tinham um propósito muito bem definido e objetivos em comum. Trabalhando em harmonia, eles chegaram muito mais longe do que conseguiriam por conta própria.
O que é uma aliança MasterMind:
É como você pode pegar emprestado…
A educação;
experiência;
influência;
e até o capital de outras pessoas, e usá-los para realizar suas metas pessoais.
Mas para conseguir qualquer uma dessas coisas, você mesmo deve saber influenciar pessoas e conseguir a cooperação delas, e este é exatamente o tema de hoje.
Influenciar As Pessoas é Antiético?
O termo “influenciar” carrega um teor negativo, mas segundo as Leis Do Sucesso, seu objetivo é a cooperação e harmonia, de modo a beneficiar todas as partes envolvidas.
Mas há dois lados desta moeda, e um deles pode ter resultados desastrosos.
Inspiração VS Manipulação.
A manipulação é uma ferramenta que muitos usam em uma tentativa de receber os benefícios de uma aliança Mastermind, em muito menos tempo e com muito menos trabalho.
Porém, ela não tem o poder de gerar lealdade ou confiança, os principais pilares de uma aliança.
A mera sensação de estar sendo manipulado automaticamente gera resistência e reações negativas em qualquer pessoa, e isto é verdade até para grandes marcas:
Quando a Apple decidiu eliminar a entrada de 3,5 mm para fones de ouvido no iPhone 7, decisão foi altamente controversa. Muitos consumidores viram isso como uma tentativa da Apple de forçar a adoção de seus novos e caros AirPods e de outros acessórios, e a justificativa de avançar na tecnologia e melhorar o design impermeável do iPhone foi vista como uma tentativa cínica de manipular o público.
Aquela decisão de fato melhorava tecnologia, e também o design a prova d água do iPhone!
Inclusive, outros fabricantes eventualmente seguiram os passos da Apple e removeram a entrada para fone de ouvido de seus aparelhos, e a ausência da entrada tornou-se comum na indústria.
A Apple tinha boas intenções, mas por essa aparente tentativa de manipulação, a reação inicial à mudança foi uma das piores crises de relações-públicas que a empresa sofreu nas últimas décadas.
Se você realmente deseja colher os benefícios totais do networking e construir relacionamentos duradouros e significativos, a chave é inspirar as pessoas, não manipulá-las.
A inspiração vem de um lugar de autenticidade, paixão e propósito.
Quando você inspira, você não apenas motiva as pessoas a agir, mas as capacita a se tornarem a melhor versão delas mesmas.
A inspiração cria uma conexão mais profunda, onde as pessoas não apenas seguem, mas também se tornam defensoras e colaboradoras de sua visão.
Bússola MasterMind
Torne-se uma pessoa inspiradora:
Autenticidade é a Chave: Seja verdadeiro em suas intenções e ações. As pessoas são atraídas por genuinidade.
Comunique sua Visão: Compartilhe sua paixão e propósito. Dê às pessoas algo pelo qual valha a pena seguir.
Ouça e Valorize: Mostre que você se importa com as opiniões e sentimentos dos outros. A inspiração é uma via de mão dupla.
Cultive Relações de Confiança: Construa relacionamentos baseados em respeito mútuo e confiança.
Seja um Modelo a Seguir: Demonstre através de suas ações o tipo de comportamento e atitude que você espera dos outros.
Comentarios